Sobre o Progredir

publicado 09/12/2019 17h21, última modificação 17/12/2019 12h32
  • O que é o Progredir e o que ele oferece?
    O Progredir é um conjunto de ações do governo federal para auxiliar as pessoas inscritas no Cadastro Único, preferencialmente aquelas com perfil de até ½ salário mínimo, na busca de oportunidades de emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, como os cursos do Pronatec, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho. Essas ofertas estão distribuídas em três eixos, são eles:
    • Empreendedorismo;
    • Qualificação profissional; e
    • Intermediação de mão de obra.
  • Qual é o público-alvo do Progredir/quem pode participar?

    Podem participar do Progredir somente pessoas inscritas no Cadastro Único, bem como aquelas que recebem o Bolsa Família.

  • Não estou no Cadastro Único, mas quero participar do Progredir. O que devo fazer?
    Somente pessoas inscritas no Cadastro Único podem participar do Progredir. Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.
  • O que devo fazer para participar do Progredir?

    Para participar do Progredir, você precisa estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir e se cadastrar. Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir.

    Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

  • Como faço meu cadastro no Portal Progredir? /Estou com dificuldade em fazer o cadastro no Progredir, o que devo fazer?

    Somente as pessoas inscritas no Cadastro Único, podem se cadastrar no Progredir.

    Para fazer o cadastro no Progredir, é necessário ter um e-mail pessoal. Você deve acessar o site do Progredir clicar em “NOVO CADASTRO” e informar seu CPF e estado. Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, você receberá em seu e-mail/ no e-mail informado um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir. Ao preencher seu cadastro, lembre-se de que os itens marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

    Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir. Se você não estiver no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município. Para fazer parte do Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

  • Não recebi o e-mail de ativação do meu cadastro do site Progredir, o que devo fazer?

    Pedimos, por gentileza, que aguarde no mínimo 24 horas (um dia) para que o e-mail de ativação do cadastro do Portal Progredir apareça em seu e-mail. Lembre-se de verificar sua caixa de Spam ou o lixo eletrônico do seu e-mail pessoal. Quando encontrar o e-mail, não esqueça de clicar em “Ativar Cadastro”.

    Se ao clicar em “Ativar Cadastro” houver qualquer erro na página, solicitamos que tente novamente no dia seguinte. Se o erro continuar, pedimos que, se possível, nos envie um e-mail detalhando o erro encontrado por meio do Formulário Eletrônico.

  • Quero cancelar meu cadastro no Progredir, como faço?

    Se você deseja cancelar seu cadastro no Progredir, basta acessar o site www.mds.gov.br/progredir/, entrar com seu CPF e sua senha, clicar no item “Editar Perfil”, ao lado esquerdo da tela e descer até o final da página. Bem ao final da página, você deve clicar na seguinte mensagem: “Caso queira se desligar do programa PROGREDIR, clique aqui para cancelar sua inscrição”. Confirme com “OK” nas janelas que aparecerem e seu cancelamento será concluído com sucesso. Após o cancelamento, para acessar novamente as funcionalidades do site Progredir, você deverá efetuar um novo cadastro.

     

     

     

  • Eu não tenho CPF. O que fazer?

    Se você não tiver CPF, o documento pode ser adquirido em bancos credenciados – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – nas agências dos Correios, nas entidades públicas que atendem ao cidadão ou no site da Receita Federal, em www.receita.federal.gov.br.

  • Existe alguma legislação que contemple o Progredir?

    Sim. O Progredir está regulamentado pelo Decreto nº 9.160 de 26 de setembro de 2017.

  • Se eu participar do Progredir e minha renda aumentar, eu perco o benefício do Bolsa Família?

    Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente. 

  • Se eu participar do Progredir vou perder o Bolsa Família?

    Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

  • Se eu conseguir uma vaga de emprego vou perder o Bolsa Família?

    Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

  • Se eu fizer um curso técnico/profissionalizante eu vou perder o BF?

    Não, você não deixará de receber o Bolsa Família.

  • Quem são os responsáveis pelo Progredir?

    O Progredir é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva (SISP) do Ministério da Cidadania. Além disso, o Plano conta com parcerias públicas e privadas e com uma Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social para promover a inclusão produtiva do público do Cadastro Único.