EMPREENDEDORISMO E MICROCRÉDITO PRODUTIVO

publicado 17/12/2019 14h10, última modificação 17/12/2019 14h33
  • Quem pode participar das ações do Progredir voltadas ao empreendedorismo?

    Todas as pessoas inscritas no Cadastro Único que já possuem um negócio ou querem começar um negócio podem participar das ações de microcrédito produtivo do Progredir. De toda forma, para que o banco parceiro avalie sua proposta de empréstimo, você deve se cadastrar no Portal do Progredir 

  • É obrigatório ser Microempreendedor Individual (MEI) para pegar o empréstimo/Microcrédito do Progredir?

    Não, não é obrigatório ser Microempreendedor Individual (MEI) formalizado para participar das ações do Plano Progredir. Mas, para ter mais informações sobre as regras de empréstimo, esclarecemos que cada banco parceiro possui suas próprias normas.

  • Como posso registrar meu negócio/empreendimento e me tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?

    Registrar o seu negócio significa formalizá-lo.


    Para registrar seu negócio e se tornar um Microempreendedor Individual formalizado, um MEI, você deve acessar o Portal do Empreendedor no endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br

     

    As orientações sobre registro estão na Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008.

    É importante saber que se registrar como MEI não significa que o empréstimo ou microcrédito será aprovado por um dos bancos parceiros do Progredir.

     

  • O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?

    Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha ou quer trabalhar por conta própria e decide formalizar seu negócio como uma empresa, para ter acesso a CNPJ, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e outros direitos. Para ser um MEI, é preciso faturar no máximo R$ 81 mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Para saber mais sobre os MEIs, acesse o site “Portal do Empreendedor”, no endereço  www.portaldoempreendedor.gov.br.

  • Onde eu encontro o número/inscrição do MEI?

    Para adquirir a inscrição/o número do MEI é necessário acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e solicitar a formalização do empreendimento. Após a formalização, você irá obter o número do registro, que é o CNPJ.

  • Estou interessado em iniciar/fortalecer/investir no meu próprio negócio. Como o Progredir pode me ajudar?

    O Progredir oferece um site na internet para que as pessoas inscritas no Cadastro Único possam ter acesso ao microcrédito produtivo, ou seja, a um empréstimo. O site é http://www.cidadania.gov.br/servicos/progredir. Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”.

     

    Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”. Se você quiser que as informações do questionário estejam disponíveis para os bancos parceiros do Progredir, é necessário que autorize o envio de seus dados para os bancos, ao final do questionário.

     

    O Ministério da Cidadania, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o seu perfil, decidem se entram em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito. Além disso, o progredir também oferece curso de educação financeira e outros cursos de qualificação profissional que podem ajudar você a administrar o seu negócio. Acesse o site http://www.cidadania.gov.br/servicos/progredir.

  • Quero pegar o empréstimo para comprar material escolar/ reformar minha casa/pagar dívidas (entre outros). O que devo fazer?

    O microcrédito produtivo é um empréstimo, em dinheiro, oferecido ao microempreendedor (pessoa que possui seu próprio negócio), formal ou informal, de baixa renda, exclusivamente para melhorar, ampliar ou iniciar um negócio.

     

    Ou seja, somente quem já possui um pequeno negócio ou quem quer começar um pequeno negócio. O dinheiro não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. E atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

  • O que é Microcrédito Produtivo Orientado? (O que é esse empréstimo?)

    O microcrédito produtivo é um empréstimo, em dinheiro, oferecido ao microempreendedor de baixa renda, ou seja, àquela pessoa que já possui seu próprio negócio, ou quer iniciar um pequeno negócio, formal ou informal.

     

    Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. E o dinheiro do empréstimo/microcrédito não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.

  • Como faço para ter acesso ao microcrédito (pegar o empréstimo)?

    Para ter acesso ao microcrédito produtivo pelo Plano Progredir, é necessário se cadastrar no site do Plano Progredir. Para isso, o cidadão tem que estar inscrito no Cadastro Único. Atenção: esse empréstimo é somente para quem quer iniciar ou já tem seu próprio negócio. Caso você esteja inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado ao preencher o seu cadastro no site do Progredir.

     

    Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

     

    Se você quiser que as informações do questionário estejam disponíveis para os bancos parceiros do Progredir, é necessário que autorize o envio de seus dados para os bancos, ao final do questionário.

     

    O MDS, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o  os dados enviados, decidem se entrarão em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito.

     

    Além disso, lembramos que o Progredir também oferece curso de educação financeira e outros cursos de qualificação profissional que podem ajudar você a administrar o seu negócio. Acesse o site http://www.cidadania.gov.br/servicos/progredir.  

  • Se eu preencher e enviar o questionário de Microcrédito do Site Progredir, vou conseguir o empréstimo? Os bancos vão entrar em contato comigo?

    É uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. Após o preenchimento e envio do questionário, o MDS encaminha os dados do cidadão para os bancos parceiros que, após avaliarem o cadastro e analisarem o perfil, decidem se entram em contato ou não com o cidadão para ofertar microcrédito, e apresentam ou não uma proposta de empréstimo.

     

    Além disso, lembramos que o progredir oferece curso de educação financeira e de qualificação profissional que podem ajudar a administrar o seu negócio. Acesse o site http://www.cidadania.gov.br/servicos/progredir e faça o seu cadastro.

  • Qual o valor do microcrédito/ empréstimo? É de até R$15.000?

    O valor do empréstimo/microcrédito produtivo depende de cada banco parceiro do Progredir. Cada caso será analisado individualmente pelo banco que fornece o empréstimo/microcrédito. E atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

  • Qual o valor dos juros?

    As taxas de juros do empréstimo/microcrédito e o valor a ser emprestado a cada pessoa dependem da avaliação do banco parceiro do Progredir. Cada banco tem sua política de negociação, e os juros podem variar de banco para banco.

  • Os bancos podem me oferecer valores diferentes de empréstimo? Os bancos podem me oferecer valores diferentes de empréstimo?

    Sim. O valor de cada empréstimo dependerá da avaliação de cada banco parceiro do Progredir. Assim, a negociação é entre o banco parceiro e você.  No momento em que você conversar com o banco, é importante que pense bastante sobre qual valor você pode realmente pegar de empréstimo, qual valor é capaz de pagar, para que o dinheiro atenda às suas necessidades.

     

  • Meu CPF está negativado/com restrição, posso pegar microcrédito/ empréstimo?

    Quando o CPF está negativado, ou com restrição, o acesso ao empréstimo/ microcrédito depende de cada banco parceiro do Progredir. Normalmente, o cadastro não é aprovado até que a restrição seja resolvida. Mas realmente isso pode variar de banco para banco.

  • O curso de educação financeira é obrigatório para acessar as ofertas de microcrédito produtivo orientado? Já terminei o curso de educação financeira, e agora o que devo fazer para conseguir o microcrédito/empréstimo?

    O curso de educação financeira não é mais obrigatório para se tentar acessar o microcrédito produtivo ou empréstimo dos bancos parceiros do Progredir. Mas é interessante que você visite o site do Progredir e saiba mais sobre os cursos disponíveis no momento.

  • O empréstimo é descontado do Bolsa Família? Posso pegar o empréstimo com o cartão do Bolsa Família? Posso parcelar e descontar no Bolsa Família? É empréstimo do Bolsa Família?

    Você deve estar falando do empréstimo, ou microcrédito produtivo do Plano Progredir, correto? Vou explicar como funciona. A primeira coisa que você precisa saber é que o empréstimo, ou microcrédito que o Progredir oferece NÃO está ligado ao benefício do Bolsa Família, ou seja, não tem nenhuma relação com o valor que você recebe do Bolsa Família. As parcelas do empréstimo não podem ser descontadas no benefício do Bolsa Família. Ou seja, o valor do seu benefício do Bolsa Família não vai mudar depois queo empréstimo/microcrédito for liberado.

     

    É importante que você saiba, também, que esse empréstimo só pode ser feito por quem já possui um pequeno negócio ou por quem quer começar um pequeno negócio. O dinheiro não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.

  • Depois que eu me cadastrar no site o banco vai entrar em contato comigo?

    Depois que o cadastro for feito no site do Progredir , e depois do preenchimento e envio do questionário, o Ministério da Cidadania disponibiliza os seus dados para os bancos parceiros do Progredir. Os bancos parceiros de sua região fazem a avaliação de seu perfil e decidem se entram em contato com você.

     

    O Ministério da Cidadania não tem controle sobre a avaliação do banco parceiro, ou seja, é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

  • Gostaria de saber se meu questionário/cadastro/formulário foi enviado ao Banco.

    Informamos que, caso tenha preenchido todos os dados do Questionário do Microcrédito Produtivo no Portal Progredir e clicado no botão “Enviar”, o seu questionário foi encaminhado às instituições financeiras para análise do seu perfil.

     

    Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro entrar ou não em contato, emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. E o dinheiro do empréstimo/microcrédito não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.

     

  • Já me cadastrei no site do Progredir, fiz o curso, mas até agora não obtive nenhuma resposta, nenhum banco entrou em contato comigo. O que vai acontecer? Quais são os próximos passos?

    Procedimento Operador: Procurar nas listas em Excel se existe banco parceiro na região do cidadão

     

    Se existir banco parceiro  Se NÃO existir banco parceiro 
    Após o preenchimento do questionário de interesse no microcrédito, o Ministério da Cidadania envia os seus dados para os bancos parceiros do Progredir em sua região. O banco avalia o seu perfil e decide se entra em contato com você. Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. No momento, ainda não existe banco parceiro do Progredir em sua região. Aguarde, pois o Progredir está ampliando sua rede de parceiros.

     

  • Já procurei todos os bancos da minha cidade, mas ninguém sabe nada sobre esse empréstimo do Progredir. Como faço para conseguir o empréstimo?

    Procedimento Operador: Perguntar se a pessoa já se cadastrou no site do Progredir.

    Se a pessoa já se cadastrou no site do Progredir Se a pessoa ainda NÃO tiver se cadastrado no site do Progredir
    Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

    Para tentar fazer um empréstimo pelo Progredir, ou seja, acessar o microcrédito produtivo, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir -- e se cadastrar. Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

    O Ministério da Cidadania, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o seu perfil, decidem se entram em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito.

     

    Procedimento Operador: Procurar nas listas em Excel se existe banco parceiro na região do cidadão. 

    Se SIM

    Se existir banco parceiro

    Se NÃO

    Se NÃO existir banco parceiro

    O Ministério da Cidadania enviará os seus dados para os bancos parceiros do Progredir em sua região. O banco avaliará o seu perfil e decidirá se entra em contato com você. Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. No momento, ainda não existe banco parceiro do Progredir em sua região. Aguarde, pois o Progredir está ampliando sua rede de parceiros.