Cidadão

publicado 10/12/2019 11h39, última modificação 10/12/2019 14h47
  • O que é o Programa Criança Feliz ?

    O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016,  de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

  • Qual o público prioritário para atendimento pelo Programa ?

    São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; II - crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e III - crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

  • Quais os objetivos do Programa ?

     

    Os objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

     

  • Como faço para participar do Programa Criança Feliz ?

    Verifique se seu município realizou a adesão ao Programa Criança Feliz e se sua família se encaixa no público prioritário e procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do seu município para maiores informações.

  • Vou receber algum valor do Programa Criança Feliz ?

    A família não perde o benefício do bolsa família se não se participar do programa Criança Feliz.

  • Que benefício o programa Criança Feliz poderá trazer para minha vida ?

    As visitas contínuas auxiliam no fortalecimento do vínculo afetivo da família, propiciando um ambiente mais harmônico e adequado para o desenvolvimento integral na primeira infância.


    O visitador auxilia a família nos cuidados para a promoção do desenvolvimento da criança. Cuidar, proteger, estimular e brincar são os maiores investimentos que podem ser feitos no início da vida. Dessa forma, indivíduos crescem mais felizes e mais equilibrados emocionalmente. Além disso, eles têm melhor desempenho educacional e são mais produtivos.

  • Por que escolheram as crianças para serem acompanhadas pelo Programa Criança Feliz ?

    Nos 3 anos de vida há maior desenvolvimento cerebral e cognitivo, momento onde há um maior desenvolvimento da criança. O que a criança aprende na primeira infância serve de base para tudo o que ela aprenderá ao longo de sua vida.


    Cada fase depende da anterior para que funções cada vez mais complexas possam ser realizadas, numa sequência de construções e aquisições de novas habilidades, de forma contínua, dinâmica e progressiva.

  • O visitador do programa Criança Feliz vai fazer o que na minha casa ?

    O visitador do programa auxilia a família nos cuidados essenciais do dia-a-dia. Com as crianças na faixa etária de até seis anos, essa visita tem por objetivo apoiar as famílias para o fortalecimento de suas competências em cuidar, educar e acompanhar visando o desenvolvimento das crianças.