Notícias

INTERNACIONAL

Unesco recebe representantes do Ministério da Cidadania

publicado: 26/09/2019 00h00, última modificação: 04/11/2019 10h08
para debater metodologias em defesa da primeira infância Secretária Mariana Neris e secretário substituto Osmar Lara apresentaram ações que visam fortalecer o desenvolvimento infantil

Brasília/DF – A proteção social na primeira infância é uma das principais bandeiras do Ministério da Cidadania. A Pasta realiza ações de promoção a estimulação cognitiva, intelectual e motora nos primeiros anos de vida. Nesta quinta-feira (26), a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, e o secretário de Articulação e Parceria Substituto, Osmar Lara, reuniram-se com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para debater iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento infantil.

O encontro é desdobramento da Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância. Em agosto, a companhia formalizou adesão à Rede Nacional Primeira Infância, em evento no qual também assinou carta de intenções com a Unesco, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Fundação Getúlio Vargas/Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV/CEIPE). Para a implementação da fase piloto de um projeto inovador para a primeira infância, a Petrobras escolheu quatro cidades que aderiram ao Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania.

A companhia investirá cerca de R$ 20 milhões nos próximos três anos em ações de capacitação para profissionais da rede pública de assistência social e ensino; formação para organizações da sociedade civil que atuam na proteção de crianças; palestras para gestantes, pais, responsáveis e tutores; grupos de cuidados sobre a prevenção da violência familiar; disseminação de informações sobre o tema para jornalistas e estudantes de comunicação; além de acompanhamento da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

No evento de lançamento da Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, a secretária Mariana Neris declarou: “Estamos aqui buscando que esses parceiros nos ajudem a construir iniciativas de formação, capacitação e adequação de metodologias já adotadas no atendimento da assistência social para fortalecer o desenvolvimento infantil. Porque nós estamos buscando aqui fortalecer o direito à convivência familiar e comunitária das crianças do nosso País”.

A secretária de Promoção ao Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, também participou do evento. “Como responsável pelo desenvolvimento humano, é muito positivo quando uma companhia com o alcance da Petrobras passa a investir na primeira infância”, alegou Ely. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, elogiou a iniciativa da Petrobras e ressaltou, na ocasião, que as capacidades socioemocionais e cognitivas formam-se nos primeiros 18 meses de vida, de acordo com estudos em neurociência. “A política para a primeira infância é a mais importante para trabalhar, porque ela é transformadora. A iniciativa da Petrobras nos fortalece. O trabalho integrado nesta área pode render lições para o resto do Brasil”, afirmou Terra.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412