Notícias

POLÍTICAS PÚBLICAS

Município + Cidadão é apresentado a mais de 20 municípios do Piauí

publicado: 12/11/2019 14h00, última modificação: 10/12/2019 18h49
Programa do Ministério da Cidadania tem como objetivo transformar comunidades por meio da implantação de políticas públicas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte
87f191cc-1788-4377-bb6b-7fd5482f50f7.jpeg

- Foto: Foto: Divulgação

O Ministério da Cidadania apresentou o Programa Município + Cidadão a representantes de mais de vinte municípios do estado do Piauí. Em evento realizado nesta terça-feira em São Raimundo Nonato, os gestores receberam diversas informações sobre a iniciativa, que tem como objetivo transformar comunidades por meio da implantação de políticas públicas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte.

Durante o encontro, técnicos do Ministério da Cidadania ficaram à disposição dos gestores para tirar dúvidas e explicar como aderir e cumprir as metas do Município + Cidadão. Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, o programa busca fortalecer a melhorar a qualidade da população das cidades participantes.

“A participação no Município + Cidadão prevê premiações às prefeituras que mais se destacarem no cumprimento de oito metas do programa. O Ministério da Cidadania, ao lançar o programa, buscou incentivar a implementação de ações integradas”, destaca Coimbra. “Esta iniciativa é a junção de várias ações que os municípios já fazem, na maior parte das vezes, e que elevam o patamar da cidadania e melhoram a qualidade de vida da população”, observa.

Para participar, a cidade precisa aderir ao Plano Progredir e ao Criança Feliz, ambas iniciativas do Ministério da Cidadania. O município também deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar um compromisso para realizar diagnóstico da situação de dependentes químicos em tratamento. O prazo de adesão ao programa Município + Cidadão vai até 19 de janeiro de 2020.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social de São Raimundo Nonato, Altícia Ribeiro Assis, o Município + Cidadão é uma grande oportunidade de proporcionar autonomia às famílias. “A adesão a esse programa aqui em São Raimundo, sem dúvidas, ofertará mais ações culturais, esportivas e de desenvolvimento social. Ele vai proporcionar mais autonomia a essas famílias de baixa renda, principalmente àquelas que são mais vulneráveis. Então vai ser uma boa oportunidade para o nosso município e para os outros municípios do entorno”, enfatiza.

Os municípios brasileiros participantes serão divididos em cinco categorias, de acordo com o número de habitantes. As cidades que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada um dos grupos receberão certificação de Município Mais Cidadão, em evento a ser realizado em junho de 2020 em Brasília. Para saber mais sobre o programa, acesse: cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa