Notícias

AGRICULTURA FAMILIAR

Ministério da Cidadania inaugura Central de Distribuição de Alimentos no sertão do Ceará

publicado: 25/10/2019 01h00, última modificação: 12/02/2020 15h15
Espaço será utilizado por agricultores familiares para o abastecimento de escolas e do hospital em Piquet Carneiro (CE)


Piquet Carneiro/CE -
 O Ministério da Cidadania inaugurou, nesta sexta-feira (25), uma Central de Distribuição de Alimentos da agricultura familiar em Piquet Carneiro, no sertão do Ceará. O espaço irá beneficiar 150 pequenos agricultores na armazenagem, manipulação e distribuição. Os produtos comprados por meio do Programa da Aquisição de Alimentos - na modalidade compra com doação simultânea - serão encaminhados para entidades socioassistenciais do município como escolas e o hospital. O investimento do governo federal é de R$ 450 mil.

Um dos beneficiados é o agricultor familiar Francisco Francilino da Silva. Ele é membro da Associação dos Apicultores de Piquet Carneiro (Piquemel) e vende seus produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo Francisco, a instalação da Unidade de Distribuição vai facilitar o escoamento da produção. "Agora vai ficar uma maravilha porque antes os produtores se preocupavam, tinham que saber para onde ficava cada entidade. Agora, com a Unidade, vamos trazer para cá e o município armazena e distribui. Facilita", disse.

Os alimentos adquiridos por meio do PAA vão para entidades como o Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Damasceno Marques. Lá, são atendidas 317 crianças de 2 a 6 anos de famílias de baixa renda. A diretora Jane Maia Oliveira Silva afirma que produtos como frutas, verduras, carnes e doces de qualidade garantem o desenvolvimento saudável das crianças. "Com o PAA, além de a gente saber onde os produtos são feitos e produzidos, a gente sabe que são nutritivos. E como as nossas crianças são carentes, quanto mais, melhor", enfatizou.

O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Cavalcante, destaca que a Central dará apoio ao PAA para promover a segurança alimentar e nutricional da população, além de auxiliar no armazenamento dos produtos em boas condições de consumo. "Este equipamento é de extrema importância, pois apoia os produtores em toda a logística, no armazenamento e distribuição do alimento, tornando mais eficiente o trajeto do campo à mesa, evitando desperdícios e garantindo que os produtos cheguem nas melhores condições de consumo para as famílias mais necessitadas", ressaltou.

"A Central fortalece as ações do município para atender quem mais precisa e para fazer com que essas famílias tenham a certeza de que seu filho vai se alimentar bem na escola", concluiu o prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra.

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2649
http://cidadania.gov.br/salaimprensa/atendimento-a-imprensa