Notícias

CRIANÇA FELIZ

Ministério da Cidadania debate desenvolvimento infantil em eventos no México

publicado: 11/10/2019 00h00, última modificação: 01/11/2019 18h56
Secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, participa de encontros internacionais em Monterrey para aprimorar trabalho na área

Brasília - O fortalecimento das ações de atenção e cuidado ao desenvolvimento infantil é o tema de dois encontros que ocorrem simultaneamente em Monterrey, no México. A secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, participa da 11ª Reunião Internacional da Rede Hemisférica de Parlamentares e Ex-parlamentares pela Primeira Infância e do 19º Encontro Internacional de Educação Infantil e Pré-Escolar. O objetivo é compartilhar esforços e conhecimentos para a proteção e o desenvolvimento das crianças brasileiras e de nações que desenvolvem políticas públicas na área. Os eventos reúnem 1,2 mil participantes de 32 países.

Nesta sexta-feira (11), durante o encontro de Educação, a secretária moderou um painel sobre as bases científicas do desenvolvimento socioafetivo na primeira infância, a construção do apego e outras emoções, o papel da família, o cérebro adaptável e criatividade e resiliência. Ela falou sobre o trabalho do Criança Feliz, o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a promoção do desenvolvimento infantil por meio do acompanhamento semanal de crianças e gestantes. “Esperamos poder contribuir com nossa experiência para ajudar a aprimorar as ações realizadas nos outros países e também fortalecer o serviço oferecido no Brasil”, enfatizou.

O evento dos parlamentares tem como objetivo a construção de uma pauta comum de avanços para a região. Entre os temas discutidos estão projetos de lei e outros mecanismos importantes para colocar o investimento na primeira infância na agenda política dos países participantes. “O Marco Legal da Primeira Infância do Brasil é uma referência para muitos países porque estabelece que o início da vida precisa ser colocado como prioridade nas intervenções de políticas, serviços e programas governamentais”, destacou Ely Harasawa.

Os dois eventos são organizados pelos Centros de Desenvolvimento Infantil da Frente Popular Terra e Liberdade (Cendis). Eles são o ponto alto da experiência mexicana de atenção à primeira infância. Criados há quase 30 anos, os Cendis atendem crianças de 0 a 6 anos que vivem nas comunidades mais pobres e vulneráveis do país. Nas unidades, elas aprendem música, artes e inglês desde os 45 dias de vida, além de serem acompanhadas diariamente por psicólogos, nutrólogos, dentistas e neurocientistas. Semanalmente, os pais são chamados ao centro para acompanhar a evolução dos seus filhos.

Criança Feliz

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Até o momento, o programa está presente em 2.620 municípios brasileiros e já atendeu mais de 781 mil crianças e gestantes. No total, mais de 21,2 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 18,8 mil profissionais capacitados, que orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

*Por Diego Queijo
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412