Notícias

NOTÍCIAS

Medida do governo federal permite que mais agricultores participem do PAA

publicado: 22/03/2019 00h00, última modificação: 05/11/2019 10h19
Programa de Aquisição de Alimentos integra o pacote de ações do governo federal para assistir às famílias afetadas pelo rompimento de barragem

Brasília – Agricultores de Brumadinho (MG) já podem negociar suas produções pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério da Cidadania aprovou a proposta apresentada pelo município para a execução dos R$ 300 mil destinados pelo governo federal para a ampliação do programa. Com o aporte, o investimento total do PAA no município chega a R$ 420 mil e 117 agricultores familiares da região estão cadastrados e poderão participar. A medida está entre as ações do governo federal para socorrer a comunidade e aliviar os impactos econômicos causados pelo rompimento de barragem com rejeitos de mineração, em 25 de janeiro.

A coordenadora geral de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Andressa Beig Jordão, destaca o esforço para auxiliar a população a se recuperar da tragédia.  “Fizemos um levantamento das principais ações e uma que poderíamos colocar em prática de imediato é o PAA, pois ele movimenta o comércio local e contribui para a doação de alimentos a muita gente que precisa”, alega.

O rompimento da barragem em Brumadinho custou a José Salvador Ursine quatro hectares e 20 anos de produção de alface e outras folhosas. Aos 53 anos, ele tenta retomar a vida arrancada pelo desastre, que destruiu a horta da qual ele extraía o sustento da família. Ele mora com a esposa, Conceição, de 40 anos, e os filhos Gabriel e Pedro Henrique, de 20 e 16 anos, respectivamente. “Perdi tudo. Eu já sou cadastrado no PAA e o programa, pra mim, é de extrema importância, é de onde vem toda a minha renda.”

RECOMEÇO – O diretor de departamento da Secretaria de Agricultura de Brumadinho, Cleverson Duarte, afirma que o investimento do Ministério da Cidadania vai impulsionar as produções e incrementar a renda dos agricultores. Ele está trabalhando no cadastro de novos produtores rurais. “Eles estão satisfeitos com a ampliação do PAA. Estamos tentando dar a esses trabalhadores uma injeção de ânimo, buscar alternativas de plantio. Eles estão empenhados em recomeçar a vida”, pontua.

O Banco de Alimentos e a Central de Distribuição da Agricultura Familiar do município vão adquirir banana, laranja, leite de vaca integral pasteurizado, tangerina e raiz de mandioca.

Outras ações - Em fevereiro, o governo federal antecipou os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família aos moradores de Brumadinho (MG). Com as medidas, as famílias podem sacar o dinheiro já no primeiro dia, sem necessidade de aguardar a data especificada nos calendários de pagamentos. Para este mês, o benefício para todas as 1.506 famílias do Bolsa Família já estava disponível no dia 18. Já os 775 beneficiários do BPC poderão sacar o recurso na próxima segunda-feira (25).

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa