Notícias

Notícias

Governo federal promove seminário para debater nova política sobre drogas

publicado: 07/06/2019 19h44, última modificação: 08/11/2019 10h40
Seminário Intersetorial de Políticas Sobre Drogas será realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Brasília

Brasília – A nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família, os cuidados e os temas estratégicos para a redução da oferta de drogas no país estão entre os temas que serão debatidos no Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Brasília (DF), e contará com abertura do ministro da Cidadania, Osmar Terra. O seminário conta ainda com a parceria das pastas de Justiça e Segurança Pública; Defesa; Infraestrutura; Educação; Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos.

A programação inclui painéis sobre o papel da família no tratamento da dependência química; os cuidados nos estabelecimentos de atendimento ao usuário e ao dependente químico nas Diretrizes da Nova Política sobre Drogas; as drogas no Trânsito e utilização de tecnologias de screening de substâncias; a espiritualidade na prevenção e no tratamento da dependência química; as drogas no contexto familiar - violência doméstica; entre outros.

Nova lei - O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nessa quinta-feira (6), a nova lei que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sisnad), responsável por coordenar medidas relacionadas à prevenção ao uso de psicoativos, à atenção à saúde de usuários e à repressão ao tráfico.

Autor do projeto de lei, o ministro da Cidadania destaca que este é o momento para mudar o rumo do país. “A lei embasa o decreto de uma política efetiva de enfrentamento, com maior rigor contra o tráfico de drogas, e garante um tratamento mais eficaz àquelas pessoas que mais precisam. Trata-se de um conjunto de ações que tem um impacto enorme para resolver, ou pelo menos amenizar, a trágica realidade que vivemos em relação às drogas”, frisa Osmar Terra.

A legislação fortalece a política já executada pelo governo federal, alega o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro. “Com isso, as ações de repressão, prevenção, tratamento, cuidado e reinserção social ganham mais potência com a necessidade que hoje temos de fazer frente ao grave cenário de dependência química no país. ”

Serviço:
Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas
Data: 10 e 11/06/2019
Horário: 9h
Local: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - Campus Jardim - Rodovia DF 001 - Km 27,4 - Lago Sul – Brasília

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania