Notícias

POLÍTICAS PÚBLICAS

Governo federal orienta município paranaense na implementação de mais uma etapa do Em Frente, Brasil

publicado: 18/12/2019 20h00, última modificação: 27/12/2019 15h06
Em São José dos Pinhais (PR), a secretária-executiva do Ministério da Cidadania apresentou ações de continuidade do projeto-piloto colocado em prática no combate e prevenção aos crimes violentos
5c84a9d8-54d9-4d67-ba00-2409dc67c57d.jpeg

A secretária-executiva Ana Pellini apresentou ações de continuidade do projeto-piloto - Foto: Clara Angeleas

 

São José dos Pinhais/PR – A cidade paranaense de São José dos Pinhais ingressou em uma nova fase do programa Em Frente, Brasil. Um encontro no município, nesta quarta-feira (18), marcou a apresentação para autoridades e técnicos das próximas ações do projeto-piloto que tem sido colocado em prática na cidade. Após o fortalecimento da ação policial, baseado em diagnóstico e nos índices de criminalidade, o foco passa a ser os investimentos nas áreas de educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e de assistência social. O trabalho conjunto possibilitará o próximo passo: a prevenção à criminalidade na região, como explicou a secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini. “Essa é a área de atuação do Ministério da Cidadania. Com essas ações, conseguiremos elevar a qualidade de vida da população em geral, através da diminuição da criminalidade”, pontuou.

Durante a manhã, a secretária realizou a entrega de um micro-ônibus para atendimento socioassistencial no município.

Participaram do encontro, representantes da União de outros ministérios, do governo do Estado do Paraná, do município, integrantes do judiciário e do Ministério Público. “Todas as autoridades presentes se manifestaram engajadas. Para que todos juntos busquem a solução, cada um através da sua parte, da sua atribuição, poderemos colaborar para a construção dessa sociedade que todos estamos esperando”, ressaltou Ana Maria Pellini.


Prevenção


O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, afirma que o Programa vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Eu acredito que vai trazer muito resultado positivo, a médio e longo prazo. A principal etapa começa agora, com investimentos na área social, porque não há meio de combater a criminalidade sem fazer a prevenção”, avaliou.

Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o trabalho feito na região é promissor. “Com o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Cidadania, nos dando apoio, começa a crescer um trabalho que pode se estender para todo o país”, disse.


“Em Frente, Brasil"


O programa "Em Frente, Brasil" tem como foco inibir crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Ele propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado direcionadas ao combate da criminalidade. Com foco nos territórios, a iniciativa funciona a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. O projeto-piloto conta com ações em outras quatro cidades brasileiras: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE).

A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, promovendo a transformação das realidades socioeconômicas das regiões por meio da cooperação e da integração – obtidas pelas parcerias firmadas entre governo federal com estados e municípios.

Por Renata Garcia


Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa