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Gestores da área de assistência social recebem capacitação sobre orçamento em Brasília

publicado: 18/03/2019 20h38, última modificação: 06/11/2019 11h19
Encontro promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) vai tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira

Brasília – Cerca de 100 secretários e profissionais ligados à gestão de fundos estaduais e municipais da Assistência Social estão em Brasília para participar, até sexta-feira (22), da I Semana de Gestão Orçamentária e Financeira do Sistema Único da Assistência Social (Suas). A oficina tem o objetivo de aprofundar questões sobre a utilização e a prestação de contas dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Na abertura, o secretário de Gestão de Fundos e Transferências do Ministério da Cidadania, Marcelo Camargo, destacou que o apoio aos gestores e a troca de informações é importante para melhorar o atendimento à população. “A partir deste trabalho podemos aprimorar nossa atuação e ajudá-los a melhorar a execução dos recursos. Queremos acelerar a chegada dos repasses onde eles são mais precisos. Com conhecimento, você poderá prestar um melhor serviço público”, apontou o secretário.

Durante os cinco dias de encontro serão apresentados temas como as regras para utilização dos recursos, planejamento financeiro, prestação de contas e monitoramento da gestão orçamentária e financeira. A diretora-executiva do FNAS, Dulcelena Martins, destacou que a participação dos gestores sela a confiança do governo federal nos estados e municípios em relação à execução de uma boa política de assistência social. “Precisamos unir esforços para superar as dificuldades. Com a nossa parceria, aliada ao conhecimento, seremos capazes avançar ainda mais”.  

A oportunidade de aprimorar a gestão de recursos para atender melhor a população foi o que motivou o prefeito de São José dos Basílios (MA), Creginaldo Rodrigues de Assis, a participar do encontro. A cidade tem cerca de 7,5 mil habitantes e metade recebe o Bolsa Família. “É um município muito carente. Esse evento nos ajudará a ter mais conhecimento sobre este repasse”.

O diretor da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, Reynan Abreu, ressaltou que atuará como multiplicador das orientações. Para ele, o encontro auxilia na sintonia das ações entre os governos federal, estadual e municipal. “Replicaremos o conteúdo aqui desenvolvido para os 144 municípios paraenses. São capacitações sobre gestão que atendem às demandas das prefeituras. Dessa forma, falamos a mesma língua que o Ministério”.

Saiba mais
O Ministério da Cidadania realiza mensalmente oficinas para auxiliar gestores municipais e estaduais e conselheiros de todo o país. Para acompanhar as datas das capacitações, acompanhe o blog do Fundo Nacional de Assistência Social - http://blog.mds.gov.br/fnas/.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
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