Notícias

Notícias

Em Santa Catarina, ministro prestigia iniciativas de acesso à Cultura

publicado: 25/07/2019 00h00, última modificação: 06/11/2019 15h02
Osmar Terra assistiu apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e acompanhou Festival de Dança

Joinville/SC - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, visitou a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Ele prestigiou os eventos na quarta-feira (24), nos quais destacou o papel do acesso à Cultura como instrumento de inclusão social. Na mesma noite, Terra acompanhou a mostra competitiva do 37º Festival de Dança de Joinville.

Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o ministro ressaltou a importância da instituição na formação de jovens bailarinos e frisou o comprometimento do atual governo com o fomento à Cultura. Durante o discurso de abertura, Terra falou sobre a importância da dança como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social de milhões de jovens em todo o País. O ministro assistiu, também, a uma apresentação especial dos alunos da escola Bolshoi. “Esse espetáculo me emocionou muito, a apresentação do balé Bolshoi foi uma das coisas mais bonitas que vi na minha vida”, enfatizou.

Osmar Terra também garantiu o apoio do governo federal em estimular iniciativas de fomento à Cultura. “Garantimos o respaldo do Ministério de fazer com que essas iniciativas não só permaneçam, como se aperfeiçoem, e que mais crianças possam ter a oportunidade de acessá-las e, assim, que essa demonstração se propague pelo Brasil. Os talentos estão aí, é só ter a oportunidade de florescer”, destacou.

O diretor geral da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, o russo Pavel Kazarian, agradeceu o apoio do governo federal e falou sobre a importância que a instituição tem para centenas de jovens de todo o Brasil. “Acredito que não tem como medir o impacto que a Escola de Teatro Bolshoi faz para a vida das crianças que estudam aqui, para muitas que sonham um dia estudar aqui em Joinville. A escola dá possibilidade para as crianças das famílias que têm menos condições financeiras estudarem aqui e, através do seu esforço, ganhar a vida trabalhando nas melhores companhias de dança do Brasil e do mundo”, afirmou.

Atualmente 243 crianças compõem o grupo no Brasil. A instituição em Joinville é a única filial da Bolshoi fora da Rússia. A escola oferece cursos gratuitos, que englobam dança e música para jovens de todo o País. Por meio da lei de incentivo à Cultura, a entidade captou mais de 61 milhões de reais para 17 projetos culturais.

Por Henrique Jasper

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa