Notícias

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Em Itu (SP), ministro Osmar Terra conversa com estudantes sobre o risco do uso de drogas

publicado: 28/11/2019 12h00, última modificação: 13/12/2019 16h21
Ministério da Cidadania agrega em sua estrutura Secretária Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas com foco no tratamento por abstinência
648e1dd8-dd74-4f67-94a1-3478985cb02f.jpeg

- Foto: Rafael Zart/Ministério da Cidadania

Itu/SP - Cerca de 260 estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, assistiram atentos à palestra do ministro da Cidadania, Osmar Terra, nesta quinta-feira (28), em Itu (SP). Os riscos e danos das drogas ao funcionamento do cérebro foi o tema apresentado. O debate ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Berreta. “Nós vivemos uma epidemia grande de drogas, que provoca e acompanha uma epidemia de violência, principalmente contra os jovens”, disse.

Durante a palestra, o ministro deu ênfase aos processos químicos que fazem com que os usuários de drogas dependam dessas substâncias. De acordo com ele, é necessário informar os jovens sobre os problemas que o uso de drogas causa. “Hoje tem muita fake news dizendo que droga não tem problema, que é remédio, e isso faz com que muitos jovens sem informação adequada comecem a usar droga e a ter problemas por causa disso. De uma maneira geral, nós temos que nos basear na ciência e mostrar o risco que a população tem”, explicou.

Cuidado e Prevenção

Dênison Oliveira, 18 anos, foi um dos participantes. Ele chamou atenção para a importância desse diálogo na escola, reunindo os adolescentes e interessados no tema. “Eu acho que é essencial esse assunto. E é sempre interessante conhecer uma nova perspectiva, porque a gente começa a entender de maneiras diferentes, você acaba absorvendo conhecimentos diferentes”, comentou o aluno da instituição.

Para a diretora, Luciane Baus Veronezi, é preciso orientação para que os jovens atravessem a fase de curiosidades e descobertas de maneira segura e consciente. “Deve ser trabalhada e discutida com eles a importância desse assunto, até pela problemática que gera na saúde de usuários e dependentes químicos. Os alunos têm que estar bem informados”, afirmou.

Na mesma corrente, a coordenadora pedagógica da escola, Elaine Ferreira, defendeu que qualquer tema, mesmo que considerado tabu entre os jovens, seja trabalhado em sala de aula. “Qualquer assunto atual e que envolva política é importante discutir com os alunos, principalmente, quando é relacionado à área da saúde, como é a conscientização sobre o uso das drogas”, declarou.

Em Salto (SP), município vizinho de Itu, o ministro Osmar Terra também esclareceu sobre o assunto no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). A palestra reuniu 300 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores.

Em Itu (SP), ministro Osmar Terra conversa com estudantes sobre o risco do uso de drogas (28/11/2019)

Senapred e Política Nacional Sobre Drogas

A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) é responsável no Ministério da Cidadania por supervisionar e articular as atividades de prevenção do uso, a atenção, o apoio e a reinserção social de usuários e de dependentes de drogas. Além disso, cabe à pasta apoiar as ações de cuidado e de tratamento de usuários e dependentes de drogas, em sintonia com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A Política Nacional Sobre Drogas é desenvolvida em conjunto entre os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cidadania realiza o acolhimento e tratamento de dependentes químicos, com estratégia focada na abstinência dos usuários.

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa