Notícias

Em Cariacica (ES), reunião interministerial dá continuidade as atividades de implementação do projeto Em Frente, Brasil

publicado: 25/11/2019 11h00, última modificação: 11/12/2019 17h31
Nesta segunda fase do projeto, serão desenvolvidas ações conjuntas entre governos municipal e estadual baseadas em dados estatísticos sobre a violência na região
d07bc514-81d4-44b0-a866-091b7e001eb7.jpeg

- Foto: Clarice Castro

Uma reunião interministerial realizada nesta segunda-feira, em Cariacica, no Espírito Santo, deu início a criação do plano de ação local do programa Em Frente, Brasil, na cidade capixaba. Nesta segunda fase do projeto, serão desenvolvidas ações conjuntas entre governos municipal e estadual baseadas em dados estatísticos sobre a violência na região.

O programa busca levar um conjunto de ações de combate e de prevenção à violência para diferentes cidades do Brasil. A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas na tentativa de promover a transformação das regiões, por meio da cooperação e da integração entre as três esferas de governo.

Para o secretário nacional de prevenção e combate às drogas do ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, a nova fase significa o fortalecimento das políticas que regem o programa. ”Nessa segunda etapa, chamada de ação integral, buscamos a convergência de políticas públicas no enfrentamento da criminalidade violenta. Ações em saúde, educação, segurança e infraestrutura se aliam a políticas na área do desenvolvimento social e do esporte para, juntos, melhorarmos a situação Cariacica”, afirma.

De acordo com o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o programa irá colaborar para restabelecer a sensação de segurança entre os moradores da cidade. "Percebemos que uma ação como essa acaba solidificando uma proposta inovadora do governo federal. Uma parceria com os estados e municípios possibilita mais segurança e aumenta a chance de sucesso desse projeto. Ele vai trazer, certamente, sensação de segurança para a população”, comenta.

No total, 10 ministérios trabalham de forma integrada no projeto piloto que visa diminuir os índices de criminalidade violenta em cinco cidades do país: Ananindeua, no Pará; Paulista, em Pernambuco; Cariacica, no Espírito Santo; São José dos Pinhais, no Paraná; e Goiânia, em Goiás. Os municípios foram escolhidos por registrarem altos índices de violência.

Estação Cidadania

Como parte da política de prevenção à violência, Ministério da Cidadania inaugurou, em julho deste ano, a primeira Estação Cidadania do Espírito Santo, na cidade de Cariacica. A unidade, instalada no parque O Cravo e a Rosa, conta com ginásio poliesportivo, estruturas de atletismo, campo de futebol, quadra de areia e área de lazer com playground. O local reúne ações de cultura, serviços de assistência social e políticas de prevenção à violência, além de oferecer modalidades esportivas como handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo.

Cariacica (ES) recebe reunião sobre o projeto Em Frente, Brasil (25/11/2019)

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa