Notícias

NOTÍCIAS

Comissão internacional avalia Criança Feliz para final do prêmio WISE Awards

publicado: 22/04/2019 00h00, última modificação: 06/11/2019 11h57
Representantes da Fundação Qatar estiveram na sede do Ministério da Cidadania para analisar o programa finalista da edição 2019

Brasília/DF - Entender com mais detalhes o funcionamento do Criança Feliz foi o objetivo da visita da comissão avaliadora do WISE Awards à sede do Ministério da Cidadania, nesta segunda-feira (22). O programa do governo federal é um dos 15 finalistas da edição 2019 do prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação - que reconhece as iniciativas mais revolucionárias do mundo na área.

A análise é fundamental para oferecer subsídios à decisão dos jurados, segundo o representante da Fundação Qatar – responsável por conceder a premiação anualmente -, o consultor de gestão e estratégia Fernando Fernandes. “Participamos do processo para garantir o máximo de informações sobre todos os finalistas ao redor do globo antes da avaliação final do júri”, explicou.

Entre os critérios, estão a inovação e a capacidade dos programas transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da existência de um plano de desenvolvimento. Após receber informações e ouvir depoimentos de gestores federais, estaduais, municipais e de representantes de fundações apoiadoras - como a holandesa Bernard van Leer – Fernandes ressaltou o bom andamento do programa e as bases científicas que originaram o investimento do governo federal na primeira infância. “Saímos com um entendimento muito melhor Criança Feliz e dos alicerces do programa, principalmente com relação à lógica científica usada para a implantação e os resultados esperados”.

O Criança Feliz tem como base resultados de pesquisas científicas que apontam para a grande capacidade de aprendizagem nos primeiros anos de vida. Na premiação, considerada uma das mais concorridas do mundo, o programa foi selecionado entre 482 projetos. O reconhecimento internacional, de acordo com a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, fortalece as ações em todo o país. “Ser finalista já é um passo enorme porque o prêmio abrange tanto iniciativas públicas quanto privadas, mas isso também reforça o Criança Feliz e nos incentiva a consolidar esse trabalho”. 

Os vencedores do WISE Awards serão anunciados em julho, e a premiação será durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, em novembro, em Doha, no Catar. Além das oportunidades de promoção e criação de redes de trabalho, cada iniciativa vitoriosa receberá U$ 20 mil. Para conhecer os finalistas, clique aqui.

WISE Awards – Todos os anos, a premiação da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação reconhece e promove projetos inovadores e de sucesso que abordam desafios mundiais na área. Desde 2009, a WISE recebeu mais de 3.600 inscrições de mais de 150 países.

Criança Feliz – Coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o programa promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas.

*Por Diego Queijo

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa