Notícias

INSPIRAÇÃO

Boas práticas para a população idosa serão mapeadas pelo Ministério da Cidadania

publicado: 24/12/2019 13h36, última modificação: 10/01/2020 18h02
No total, 18 ações escolhidas entre municípios participantes da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa irão compor um Guia de Boas Práticas do governo federal
IMG_5677.JPG

- Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania

Com o objetivo de conhecer e divulgar boas práticas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa, o Ministério da Cidadania vai selecionar experiências bem-sucedidas em todo o País. As ações exitosas serão escolhidas entre 800 municípios que já aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, um conjunto de iniciativas do governo federal para melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos, evitando o isolamento dessa população. As cidades podem inscrever ações até o dia 10 de janeiro de 2020, por meio de formulário eletrônico disponível no portal do ministério.
 
No total, dezoito ações serão escolhidas. A partir da seleção, o Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania vai construir um Guia de Boas Práticas para que outros municípios se inspirem no desenvolvimento de medidas semelhantes. “Precisamos avançar na área de mobilidade urbana, na área de acessibilidade, na área de participação, de respeito e de saúde e de assistência. E essas boas práticas vão ajudar a gente a entender melhor o que os municípios estão fazendo para que outros municípios possam, também, copiar essas práticas, se espelhar nelas, tê-las como referência para poder avançar nas suas próprias ações”, afirma o diretor do departamento, Leonardo Milhomem.

As experiências devem estar de acordo com as oito dimensões da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que são referenciadas no Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As dimensões são: ambiente físico, transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito e inclusão sócia; comunicação e informação; oportunidade de aprendizagem; e apoio, saúde e cuidado.

Depois de pronto, o guia do governo federal será disponibilizado para os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, no intuito de disseminar experiências que já deram certo. Além de compor a publicação, as experiências selecionadas receberão uma certificação concedida pelo Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania. Os coordenadores e técnicos envolvidos nas ações também serão convidados a apresentar os seus trabalhos em Brasília.


Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa


 O objetivo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa busca ainda prevenir doenças crônicas, reduzir a vulnerabilidade e a desigualdade social. Além disso, a política pública combate o abuso financeiro, psicológico ou físico, e qualquer violência contra o idoso.

Por Karoline Avila

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa