Notícias

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ações para a infância são tratadas em encontro com diretor da Fundação Varkey em Brasília

publicado: 04/02/2020 20h20, última modificação: 12/02/2020 15h40
Organização internacional atua pela qualificação na educação ao formar parcerias com governos, formuladores de políticas e especialistas
20200204_Gabinete__Varkey_Foundation_CC_(3).jpg

Ministro Osmar Terra em reunião com Agustin Porres, representante da Varkey Foundation - Foto: Clarice Castro


O diretor da Fundação Varkey na Argentina, Agustin Porres, visitou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, nesta terça-feira (04), em Brasília. O encontro ocorreu na mesma data em que foi realizado o Seminário Internacional da Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania. A experiência do governo federal com as visitas domiciliares, no cuidado integral das crianças na primeira infância, já foi destaque no Fórum Global de Educação e Habilidades promovido pela Fundação, em março do ano passado.

Durante os dois dias de evento em Dubai, nos Emirados Árabes, representantes de mais de 140 países se reuniram para debater, compartilhar e moldar novas maneiras para a educação ser capaz de transformar o mundo. O ministro Osmar Terra estava entre os convidados. “Com a nossa metodologia, estamos apoiando e qualificando a atenção dada pelas famílias aos seus filhos. Essas crianças, que recebem estímulos adequados, chegarão à escola com melhores condições de aprendizado, terão índices menores de evasão escolar e ajudarão as famílias a superarem a pobreza”, assegurou o ministro.

A Fundação Varkey é uma organização internacional sediada no Reino Unido, com escritórios em Dubai, Gana, Uganda e Argentina, que atua por uma educação de qualidade para todas as crianças. Por meio de parcerias com governos, formuladores de políticas e especialistas locais, a instituição capacita professores, a fim de garantir que a qualidade do ensino seja aprimorada.

Também participaram do encontro a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e a chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, ministra Carla Barroso.

Reconhecimento internacional

O Criança Feliz foi reconhecido internacionalmente após conquistar o Prêmio Wise Awards, da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação - uma iniciativa pioneira para promover a troca de experiências entre países e pensar modelos de educação sustentáveis no mundo global.

Realizada em novembro de 2019, a premiação em Doha, no Catar, honrou o trabalho desenvolvido pelo governo federal como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na educação.

Criança Feliz

O programa coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, consiste em realizar visitas domiciliares e levar orientações às famílias para o melhor desenvolvimento na primeira infância. A ação atende gestantes, crianças de até 3 anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa